sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Conheça mais sobre o Pr. Dr. Irland Pereira de Azevedo

Atualizado em setembro de 2007

DADOS PESSOAIS

Nascido em 15 de julho de 1934, em São Fidélis, RJ, Brasil. Seu pai, Sr. Florentino, de 99 anos de idade, lúcido e relativamente disposto, ainda vive. Sua mãe, irmã Conceição P. Azevedo, crente fiel, encontra-se na presença do Senhor há quase 14 anos.
· Casou com Zilá Teixeira de Azevedo, em 10 de março de 1956. Ela tem sido uma esposa dedicada e fiel ao Senhor, porém em fevereiro deste ano sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico, do qual vem se recuperando. O casal comemorou suas Bodas de Ouro em 2006.
· Tem dois filhos e um "neto-filho", Daniel (Pastor batista, em Campo Mourão, PR), casado com Mirian Carla, David (Advogado, Mestre e Doutor em Direito, Professor na Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco - USP), casado com Eliana e Luciano, consultor financeiro internacional, casado com Cíntia ("noreta").
· Seus demais netos são Victor, André, Pedro, Lucas, Filipe e Priscila.
· Tem três bisnetas: Deborah (com quase 9 anos), Rebecca (com quase 7anos) e Rachel (com quase 4 anos), todas filhas de Luciano.
· Batizado em 18 de junho de 1950, na PIB de Marechal Hermes, Rio de Janeiro, foi consagrado ao Ministério da Palavra em 03 de setembro de 1960.


DADOS CULTURAIS

· Tem os cursos de Bacharel e Licenciado em Filosofia – Universidade do Rio de Janeiro. 1959, 1960.
· É Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Betel), 1961, e Doutor em Divindade (FTBSP), 1992.
· Tem o Curso Superior de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (1981) com cursos de atualização, na mesma escola em 1986, 1991, 1996 e 2001.
· Tem o Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1958.
· Também possui o curso avançado de liderança do Haggai Institute, feito em Cingapura, no ano 2000.
· Fez o Seminário Básico Allen de Gerência Profissional ( CPB – Brasil), 1987.
· Participou de conferências especiais sobre Crescimento da Igreja e Educação Teológica e Liderança, em Pattaya (Tailândia), Lübeck (Alemanha), Johannesburg (África do Sul), Vancouver (Canadá) e Sevilha (Espanha), nos anos de 1992 até 2002.
· Fez diversos cursos de língua estrangeira (Alemão, Francês, Inglês) e tem habilidade de leitura em sete idiomas, além do português (espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, latim e grego).


ATIVIDADES DOCENTES

· Foi professor no Seminário Teológico Betel (1959-1970) e no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil ( 1967-1970), no Rio de Janeiro, RJ.
· É professor na Faculdade Teológica Batista em São Paulo, desde 1972.
· Foi professor visitante em Faculdades e Seminários em Brasília, DF; Dourados, MS, Fortaleza, CE, Seminário e Instituto Bíblico Betânia, em Altônia, PR.
· Já ministrou no Seminário Teológico Batista do Espírito Santo (mestrado e conferências teológicas), no curso de doutorado em Teologia, no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (Recife).
. Já ministrou como professor convidado no Seminário Teológico Batista de Portugal, em Queluz, Portugal.
· Há dez anos (de 1997 até agora) tem oferecido cursos para pastores e futuros pastores, nas áreas de Ministério Pastoral e Pregação.


ATIVIDADE PASTORAL

· Foi pastor, durante dois anos e meio, da Primeira Igreja Batista em Queimados, RJ (1960 - março de 1963).
· Foi pastor, durante oito anos, da Igreja Batista do Méier, Rio de Janeiro (dez. de 1962 a dez. de 1970) e, depois, como interino, de 3 de setembro de 2005 a 06 de janeiro de 2007.*
· Foi pastor da Primeira Igreja Batista em São Paulo, por 26 anos e sete meses, (1971-julho de 1997), dela recebendo o título de Pastor Emérito. Voltou a pastoreá-la interinamente, de 30 de maio de 2004 a 06 de julho de 2005.*
· Desde agosto de 1997, vem exercendo um Ministério de apoio aos Pastores, por meio de cursos, conferências, seminários, retiros, mentoria e trabalhos escritos.
Nesse longo período de ministério organizou, 15 igrejas, batizou mais de 2600 novos crentes, conduziu à consagração ao ministério cerca de 30 novos obreiros, e levou ao Salvador milhares de pessoas. Também proferiu conferências em várias partes do Brasil e do mundo. Em São Paulo, conduziu a igreja a concluir seu templo e oito dos dez pavimentos de seu edifício educacional.
______
* Em ambas as igrejas coordenou o processo de sucessão pastoral.



ATIVIDADE DENOMINACIONAL

· Presidiu à Convenção Batista Carioca (Rio de Janeiro), em 1964.
· Presidiu à Convenção Batista do Estado de São Paulo (seis vezes), de 1973 até 1995.
· Presidiu à Convenção Batista Brasileira, cinco vezes, além de a ela ter servido como você-presidente em diversas ocasiões, 1o secretário e orador oficial, uma vez cada. Hoje é seu presidente emérito.
· Presidiu a diversas entidades das Convenções Carioca, do Estado de São Paulo e da CBB.
· Presidiu à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (antiga Ordem dos Ministros Batistas do Brasil), diversas vezes.
· Presidiu à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção São Paulo.
· É Presidente Emérito da Convenção Batista Brasileira
· Foi presidente, por dois mandatos, da União Batista Latino-Americana.
· Foi membro da Comissão Executiva da Aliança Batista Mundial.
· Serviu por mais de vinte anos do Conselho Geral da Aliança Batista Mundial e de várias de suas comissões técnicas
- Em 16 de novembro de 2004, por razões pessoais e consciente de que outros deveriam tomar o seu lugar, renunciou a comissões de trabalho da CBB e à sua indicação para servir mais uma vez como membro do Conselho Geral da Aliança Batista Mundial.
- Também tomou a decisão de não mais aceitar ser eleito à presidência da CBB.


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS

· Participou dos Congressos da Aliança Batista Mundial no Rio de Janeiro (1960), em Miami, EUA (1965), em Tóquio, Japão (1970), em Estocolmo, Suécia (1975), em Toronto, Canadá (1980), em Los Angeles, EUA (1985), em Seúl, Coréia do Sul (1990) e em Buenos Aires, Argentina (1995), Toronto (2000).
· Participou de Congressos de Evangelização Mundial em Lausanne, Suíça (1974) e em Pattaya, Tailândia (1980).
· Participou de Congressos da União Batista Européia em Hamburgo, Alemanha, e em Budapeste, Hungria.
· Participou de Reuniões do Conselho Geral da Aliança Batista Mundial nos EUA, diversas vezes; em Estocolmo, Suécia; Toronto, Montreal, Vancouver e em Charlottetown, Prince Eward Island, no Canadá; em Berlim, na Alemanha; em Nairobi, no Quênia; em Montego Bay, na Jamaica; em Zagreb, Croácia; em Tóquio, Japão; em Seúl, Coréia do Sul; em Buenos Aires (duas vezes), em Harare, capital do Zimbábue; em Havana, Cuba; em Sevilha, Espanha e no Rio de Janeiro (2003)..
· Foi um dos oradores da Convenção Batista Geral do Texas, em 1980 e também proferiu mensagem para missionários, no Acampamento Batista em Albuquerque, New México.


PRODUÇÃO LITERÁRIA

Tem escrito numerosos artigos e trabalhos em revistas e jornais.
Escreveu sua monografia, na área de Comunicação Social, na Escola Superior de Guerra.
Possui diversos trabalhos científicos publicados.
É co-autor de livros tais como Sectas y Movimientos em América Latina, editor: Daniel Carro; Idoso Ativo, livro do Congresso de 3a Idade, editor: Pr. Salovi Bernardo, e de trabalhos da ABIBET e da Conferência dos Executivos Batistas.
Lançou em 1999 o opúsculo Terceira Idade ou Feliz Idade? (São Paulo: Gráfica Círculo, 1999, ed. do autor) e em 2001, De Pastor para Pastores – Um Testemunho Pessoal ( Rio de Janeiro: Juerp, 2001) e Imagens Bíblicas do Ministério Pastoral (São Paulo: Vida, 2004)..
Lançou em abril de 2004, pela OIKOS, o livro "A Arte de Ser Sogra"já em fase de reedição.
Outras obras estão em andamento dentro do seu plano de produção literária.
Em 2004 foi editada a obra Paulo, Sua Vida e Sua Presença Ontem, Hoje e Sempre (Lourenço S. Rega, org. São Paulo: Vida), como Festschrift de seu 70º aniversário.
Tem produzido inúmeros trabalhos de natureza didática, para congressos, retiros e cursos.
Também está em seus planos editar um Comentário ao Código de Ética da OPBB.

MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO

· Além de seu ministério nas igrejas a que serviu, pregou em quase todos os Estados do Brasil, em igrejas, congressos, convenções e encontros de pastores.
· Pregou em diversos países e falou a pastores. Eis alguns dos países: África do Sul, Argentina, Chile, Egito, Espanha, Equador, França, Grécia, Inglaterra, Israel, Itália, Peru, Paraguai, Portugal, Quênia.

TITULOS HONORÍFICOS

Recebeu a Medalha Floriano Peixoto, do Governo do Estado de Alagoas.
Recebeu a Medalha e Diploma de Mérito da Associação Evangélica de Ex-Combatentes da FEB.
É membro da Academia de Letras Municipais do Brasil, fundada pelo Prof. Antenor Santos de Oliveira.
Recebeu o Título de Cidadão Honorário da Cidade de São Paulo, em solenidade na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, em 9 de setembro de 1997.
É membro da Baptist History and Heritage Society – 2007.

“Até aqui nos ajudou o Senhor”.
Tudo para a glória de Deus.

volte p/ o blog principal http://www.irlandpereiradeazevedo.blogspot.com/